top of page

Você sabia que a Carta de Abolição da Escravatura e a Constituinte de 1823 são armazenadas em projetos com a AVMB Asten Suite?

  • Foto do escritor: Thiago Führ Iaksch (Tchê)
    Thiago Führ Iaksch (Tchê)
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de jun.

Fonte: Asten

Autor: Comunicação

Data de publicação: 13/06/2025

Fonte: Senado Federal
Fonte: Senado Federal

Preservar a História é Preservar o Brasil: A Importância dos Acervos Digitais Históricos Armazenados pela Solução RDC-Arq*


Fonte: Senado Federal
Fonte: Senado Federal

A preservação da memória nacional é um dever coletivo e essencial para a construção de uma sociedade consciente de sua história, identidade e cultura. No Brasil, marcos documentais como a Carta de Abolição da Escravatura, assinada pela Princesa Isabel em 1888 no Senado, e a Constituinte de 1823, concebida nos primeiros anos da Independência na Câmara dos Deputados, são exemplos de peças fundamentais para compreender os caminhos trilhados pelo país ao longo dos séculos.


Página da constituinte
Página da constituinte

Esses documentos não são apenas registros administrativos: são testemunhos vivos de decisões, lutas e transformações que moldaram o Brasil. Preservá-los significa garantir que as gerações atuais e futuras possam acessá-los, estudá-los e refletir sobre o passado de forma crítica e informada.


Esse projeto na Câmara dos Deputados recebeu o certificado de Memória do Mundo pelo conjunto de documentos relacionados a Bertha Lutz. O programa, da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), busca valorizar e incentivar a preservação de acervos que tenham grande importância para a sociedade.


Com esse compromisso, entra em destaque nosso papel da AVMB (Asten Suite), por meio da solução tecnológica RDC-Arq, que atua com excelência na gestão arquivística digital desses e de outros importantes acervos nacionais. A RDC-Arq é uma plataforma que atende às exigências legais e normativas relacionadas à preservação de documentos arquivísticos digitais de valor permanente, como estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e pela legislação brasileira.


Projetos implementados e mantidos pela AVMB (Asten Suite) possibilitam que esses documentos históricos sejam armazenados de forma segura, acessível e conforme as melhores práticas do mercado, garantindo sua integridade, autenticidade e preservação ao longo do tempo. O armazenamento digital, quando feito com rigor técnico e respeito à legislação arquivística, amplia o acesso ao patrimônio documental do país, democratizando o conhecimento e fortalecendo os pilares da cidadania.


Carta de Aboliação
Carta de Aboliação

Em um cenário global onde a informação é um bem estratégico, preservar a memória nacional com o suporte da tecnologia é uma forma de empoderar a sociedade e proteger os símbolos que definem nossa trajetória. O trabalho realizado com a RDC-Arq reflete um avanço importante para o Brasil, ao unir inovação, responsabilidade cultural e respeito à história.


Portanto, iniciativas como essa devem ser celebradas e ampliadas, pois são fundamentais não apenas para a administração pública e instituições de guarda, mas para toda a sociedade brasileira, que se reconhece, se educa e se projeta para o futuro a partir do acesso à sua memória.


Os projetos da AVMB (Asten Suite) de RDC-Arq, além de respeitarem as melhores práticas de arquivologia, fazerem uso de tecnologias livres (open source) atemporais, também envolvem segurança de ponta para a preservação imutável dos materias históricos, como Blochchain, Kubernets e barramento de integração.


*RDC-Arq (Repositório Digital Confiável Arquivístico) é um ambiente digital que visa preservar e garantir o acesso a documentos arquivísticos digitais no longo prazo, mantendo a sua autenticidade e integridade. É um sistema de gestão de documentos que segue princípios da arquivologia e requisitos de segurança da informação, tanto nacional como internacional.

Comments


bottom of page